Curso: Economia


O curso escolhido tem Bolsas de Estudos iniciais padronizadas em 50%. Para obter uma bolsa neste curso você não precisa fazer carta de apresentação ou pedido formal. Basta se inscrever no processo seletivo (clicando no botão abaixo) e ser aprovado no mesmo, via prova tradicional, agendada ou por pontuação no ENEM.

Clique no botão abaixo para fazer sua inscrição e boa sorte.
Iniciar Inscrição - notuno
Turno de Funcionamento
Noturno
Carga Horária Total
3540 horas
Duração do curso
4 Anos
Ato Regulatório
Decreto Nº81.551, de 10/04/1978. Renovação de Reconhecimento – Portaria Nº 935, de 24/08/2017, D.O.U. de 25/08/2017
Grade Curricular
Clique aqui.
.
Nota obtida em avaliação in loco pelo MEC em 2014
Valor
MENSALIDADE PARA 2019
R$ 470,00 *

Este curso está inscrito no programa Professora Rosa Quirino com bolsas de estudos iniciais padronizada em 50%.
* A mensalidade informada acima já contém a bolsa inicial padronizada de 50%. A mensalidade integral deste curso é de R$ 940,00
Apresentação
O curso forma um profissional apto a exercer cargos nas áreas econômica, financeira, comercial e administrativa de empresas públicas e privadas. O estudo da Economia fornece uma visão abrangente do mundo da produção, do consumo e dos negócios em geral. A facilidade com cálculos matemáticos, interesse por questões sociais, capacidade de análise, de avaliação e espírito investigativo, são fatores recomendáveis àqueles que pretendem estudar esta ciência. Compete ao Economista avaliar dados e informações do momento econômico e, a partir deles, fazer previsões de investimento e orientar sobre níveis de produção, receita e lucratividade. É ele o profissional preparado para entender de que forma a política econômica do país interfere na vida das pessoas e das empresas.
Mercado de Trabalho
– Empresas Públicas ou Privadas
– Indústrias
– Comércio Varejista
– Comércio Exterior
– Agribusiness
– Bancos Comerciais e de Investimento
– Corretoras de Valores
– Empresas de Seguro
– Mercado de Capitais
– Analista de Conjuntura
– Planejamento Econômico
– Consultorias
– Institutos de Pesquisa
– Terceiro Setor (ONGs)
– Pesquisa de Mercado
– Ensino, Treinamento e Reciclagem Profissional
– Elaboração de Projetos de Investimento
Corpo Docente e Recursos
– Professores titulados
– Aulas com recursos de multimídia
– Trabalhos interdisciplinares
– Provas integradas
– Laboratório de Informática
– Sala de estudos
– Biblioteca
– Auditórios para palestras e congressos
– Espaço de exposições de trabalhos
– Instalações para portadores de necessidades especiais
– Centro audiovisual
– Centro Acadêmico
– Núcleo de Estágio
– Serviço Social
Informações Técnicas
1.A partir do 1º Módulo, o estudante deverá cumprir, no mínimo, 140 (cento e quarenta) horas de Atividades Complementares, que abrangerão as modalidades regulamentadas pelo CONSEPE desta IES, visando ao aprimoramento de sua formação profissional; cabendo–lhe comprová–las junto à Coordenação do Curso para fins de assentamentos acadêmicos.

2.O estudante deverá cursar, obrigatoriamente, os Módulos de Metodologia e de Gestão para poder matricular–se nos seguintes que compõem a matriz curricular do curso. Contudo, o estudante poderá matricular–se no Módulo de Gestão mesmo antes do de Metodologia e vice–versa.

3.O estudante poderá cursar, optativamente, a disciplina Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com carga horária de 40 (quarenta) horas, que será oferecida por esta Instituição de Ensino Superior em horários alternativos ao longo do curso. Caso o estudante opte por cursá–la essa disciplina será, então, incluída como componente curricular em seu Histórico Escolar e sua carga horária será deduzida do total daquela destinada às Atividades Complementares.

4.O estudante poderá realizar, a partir do segundo Módulo, estágio de prática profissional, de caráter optativo, visando adquirir experiências que sejam pertinentes às áreas do conhecimento e atuação abrangidas pelo curso, e poderá ser aproveitado como parte das Atividades Complementares previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) ou, eventualmente e a critério do Núcleo Docente Estruturante (NDE), completar a carga horária prevista para o Estágio Supervisionado.

5.A partir do 7º Módulo, o estudante deverá elaborar uma Monografia que apresente procedimentos relevantes na análise de um problema específico da área de conhecimento do curso, preferencialmente baseado em experiências profissionais por ele vivenciadas. Essa atividade será computada com 300 (trezentas) horas da carga horária do curso.

6.A Monografia deverá ser apresentada, em sessão pública, perante Banca Examinadora e, em sendo aprovada, poderão ser atribuídas ao estudante 40 (quarenta) horas daquelas destinadas às Atividades Complementares, de acordo com parecer exarado pelo Professor Orientador e/ou Coordenador do Curso.

7.As aulas são ministradas na modalidade presencial e com duração de 50 (cinquenta) minutos.

8.O período de integralização do curso é de, no mínimo, 08 (oito) semestres e, no máximo, de 12 (doze) semestres.
Informações Gerais
Estágio optativo.
Coordenação
Simone Della Torre - Especialista
E-mail para o coordenador
Curriculum
Especialista em Matemática(USP); Habilitação Plena em Matemática (UNIBAN); Bacharel em Ciências Econômicas(FMU) Professora Universitária desde 2000. Experiência na Direção de Instituições de Ensino Superior e Coordenação de Curso.